O que a Bíblia diz sobre o aborto?

Vivemos em um mundo onde ocorrem entre 46 a 55 milhões de abortos por ano, aproximadamente 126.000 abortos por dia. Desses, 78% ocorrem em países em desenvolvimento e os restantes 22% em países desenvolvidos.
Hoje 66% da população mundial têm leis que em essência permitem o aborto induzido, mas diversos países ainda proíbem o aborto, na maioria das vezes dirigidos por líderanças cristãs. Mas o que diz a Bíblia diz sobre o aborto? Absolutamente nada! Ela sequer toca no assunto e o conceito de "aborto induzido" não aparece em nenhuma de suas traduções disponíveis.

Em nenhuma das mais de 600 leis de Moisés encontramos qualquer referência ao aborto. De fato apenas uma instrução sobre 'aborto espontâneo' é usada pelos paranóicos para sustentar que a bíblia inteira é anti-aborto, e ironicamente esta passagem claramente declara que abordo espontâneo não é igual à morte de um ser humano. Como lemos em Exodo 21:22-25:

"Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. Mas se houver morte, então darás vida por vida."

Em resumo, se uma mulher passa por aborto espontâneo como resultado de uma agressão, o homem responsável deve pagar uma multa. Se a mulher morre, ai sim, ele deve ser morto conforme a tradição judaica.

Os militantes anti-aborto costumam citar o sexto mandamento, "Não matarás" (Ex. 20:13) como uma evidência de que a bíblia é contra o aborto. Mas o ensinamento da passagem acima faz uma clara diferenciação entre a vida humana e o desenvolvimento embrionário. Em poucas palavras, a bíblia condena com pena de morte a quem matar um ser humano, mas não a quem abortar um feto. Para variar, papagaios que adoram repetir textos que lhes são desconhecidos.


A princial falha é ignorar o conceito bíblico de vida. De acordo com a bíblia, a Palavra Viva de Deus na terra, a vida começa quando o bebe faz sua primeira inspiração e começa a respirar. A bíblia iguala vida e respiração em diversas passagens, incluindo a história da criação do homem em Genesis 2:7, quando Deus soprou em suas narinas e deu a Adão o sopro da vida. Ademais a lei judaica tradicional sempre considerou que a individualização da alma começa no parto.
Desesperados por uma base bíblica anti-aborto, alguns militantes citam passagens obscuras, usualmente metaforicas ou poéticas como no Salmo 51:5: "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe."

Esta passagem não faz nada senão invocar o pecado original. Não diz nada sobre aborto. Existe uma tendência clara, provavelmente oriunda da herança abraâmica de que um número enorme de filhos representa uma benção, talvez ai possamos entender porque o aborto não era uma prática comum, mas nunca proibida. Nos mandamentos de Moisés, nas exortações dos Profetas, nos sermões de Jesus, nos ensinamentos dos apóstolos... o silêncio sobre o tema é esclarecedor. Se aborto fosse um assunto tão polêmico e importante para Deus, a biblia não deixaria isso claro?

Todos reconhecem que crianças podem trazer muitas alegrias, mas a cega perseguição da fertilidade a qualquer custo pode trazer desastrosas consequências para uma família cristã. A felicidade verdadeira não está no número de herdeiros, mas em um relacionamento pessoal com o criador. Jesus disse em Lucas 23:29:

"Porque eis que häo de vir dias em que diräo: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que näo geraram, e os peitos que näo amamentaram!"

Este ensinamento revolucionário claramente contradiz a noção tribal de mais e mais filhos. "Crescei e multiplicai" sim, mas sendo dirigidos pelo amor do exemplo de Cristo. A militância anti-aborto de maneira alguma demonstra amor pela humanidade ou compaixão pelos seres humanos. Sua insistência faz com que no mundo mais de 50% dos abortos aconteçam clandestinamente sem padrões de higiene e segurança do sistema de saúde, levando a morte 200 mil mulheres todos os anos. Isso sem nos valer das terríveis consequências de más formações congênicas, casos de estupro e das implicações de um mundo onde planejamento familiar é pecado. O que Jesus diria? Acredito que diria: Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a Minha lei, e não se esqueça de procurar um médico.

0 comentários:

 
Clicky Web Analytics